Preservativo ou Camisinha é fundamental mesmo?

Uma medida de saúde, mas sobretudo demonstração de respeito com o próprio corpo e com o parceiro. A ginecologista Sílvia Bonfim Hippólyto ressalta que o uso da camisinha deve ser incorporado à vida sexual das mulheres. ”Deve ser uma vestimenta como outra qualquer, para ser usada durante as relações sexuais”, indica. Ela defende que as mulheres exijam esse uso e tornem a camisinha um acessório constante na bolsa feminina, como o batom.

A médica recomenda o uso do preservativo em todos os casos, exceto quando há interesse em engravidar. Nessa situação, são necessários exames pré-concepcionais para afastar risco de Doenças Sexualmente Transmissíveis, como a Aids e o HPV. ”As bactérias ainda podem ser tratadas com antibióticos. Os vírus, não”, reforça.

Para o ginecologista Sérgio dos Passos Ramos, a mulher brasileira ainda não faz o uso constante do preservativo. ”Ela usa a camisinha quando fica. Mas quando começa a namorar deixa e só se preocupa em evitar a gravidez. Mas esse intervalo pode ser de alguns dias, às vezes de algumas horas, e nada foi alterado”, observa. Ramos reforça que a Aids está infectando mais pessoas a cada ano e que custa caro ao governo brasileiro, que oferece os medicamentos no sistema público de saúde. Mas ainda há outras doenças que causam danos ao organismo feminino, como o HPV.

Aids, antibióticos, bactérias, batom, bolsa feminina, camisinha, corpo, doenças, DST, engravidar, ginecologista, HPV, médica, namorar, organismo feminino, parceiro, pré-concepcionais, preservativo, saúde, vida sexual

SexShop

16 Responses to “Preservativo ou Camisinha é fundamental mesmo?”


  1. 1 Kely Alcântara 2008 às 1:39 pm

    Na primeira relação mesmo com o uso da camisinha pode ocorrer a gravidez?

  2. 2 sexualidade 2008 às 1:41 pm

    Não, Pois usando corretamente, as chances da Camisinha ou Preservativo estorarem, são minimas (quase nulas).

    Para o caso de não querer engravidar, o correto seria procurar um ginecologista para receitar o anticoncepcional mais adequado para você.

    Detalhe, isso não dispensa o uso da camisinha, visto que a mesma evita a contaminação por DST (Doenças Sexualmente Trnasmissiveis).

    OBS: Aconselhamos sempre à conversar com o ginecologista.

    Equipe Sexualidade.

  3. 3 Tania 2008 às 8:51 pm

    O meu namorado so consegue ter prazer sem preservaivo… Tomo a pilula e ele utiliza o metodo do coito interrompido, mas confesso que tenho sempre aquele receio de engravidar.. é mesmo verdade que o preservativo tira o prazer?

    obrigado.

  4. 4 sexualidade 2008 às 8:53 pm

    Existem pessoas que não vêem diferença, já para outras atrapalha e muito o uso da camisinha. Isso varia de pessoa para pessoa.

    Aconselhamos seu namorado a procurar camisinhas que possuem uma camada mais fina, possibilitando assim um aumento de sensibilidade e aumento do prazer.

    Como diz o ditado, sexo com camisinha é como comer bala com papel, porem é melhor comer com papel e comer sempre! E claro, sem riscos com gravidez ou DST’s.

    OBS: Aconselhamos sempre a procurar um médico de sua confiança.

    Equipe Sexualidade.

  5. 5 tania 2008 às 5:04 pm

    Como saber se o meu namorado teve prazer na relacao?

  6. 6 sexualidade 2008 às 3:52 pm

    Olá Tania,

    Justamente a falta de dialogo no relacionamento com o tempo pode acarretar em problemas, pois um quer de uma forma e o outro quer de um outro jeito, então aconselhamos sempre manterem um dialogo regular sobre o relacionamento, se está bom para ambos, pois somente com dialogo, vocês sempre buscaram se acertar e agradar um ao outro.

    Não tente adivinhar, melhor mesmo é conversar com seu parceiro para saber se ele teve ou não prazer na relação.

    OBS: Aconselhamos sempre a procurar um médico de sua confiança.

    Equipe Sexualidade.

  7. 7 Lívia Garcia 2008 às 4:25 pm

    Boa tarde!

    Apesar de ter plano de saúde e uma mãe super aberta a assuntos de educação sexual, estou com uma grande duvida e muito medo.

    Talvez seja uma pergunta estúpida, como por exemplo, dia desses um amigo meu me perguntou se, quando a namorada dele engole o sêmen, corre risco de engravidar.

    Espero ter respondido a ele corretamente, eu disse que não, ela não corre o risco de engravidar, e sim de pegar alguma doença, e o aconselhei o uso da camisinha.

    Espero de verdade não ter dito besteira.

    O fato é que eu e meu namorado ainda não transamos (penetração), apesar de termos chegado bem próximo disso.

    E o mais próximo foi quando ele, após a ejaculação, me masturbou com o dedo “sujo”, de sêmen.

    Tomo pílula anti-concepcional há mais de um ano, mas fiquei os últimos dois meses sem tomar.

    Voltei a tomar antes de isso acontecer, e já havia tomado mais de 7 dias seguidos, sem esquecer de nenhuma, como indicado. Estou usando o Level.

    Peço desculpas por me abrir assim, sem qualquer formalidade, mas confesso estar com medo.

    Tenho 21 anos e ter um filho agora, por mais lindo que seja, seria o fim de muitos sonhos.

    Por favor, me respondam o mais rápido possível, se existem, quais são as chances que tenho de estar grávida?

    Hoje é dia 28/06, ainda tenho mais uma semana de pílulas pra tomar, portanto não esta atrasada a menstruaçao, mas quais são os reais riscos que corri?

    Grata pela atenção,

  8. 8 sexualidade 2008 às 4:26 pm

    Olá Lívia,

    Tudo depende de seus conceitos e preconceitos. O esperma é constituído pelo liquido seminal e proteínas, não causando nenhum dano ao organismo se ingerido, pois é anulado pelo estomago devida à ação do suco gástrico. Portanto não engorda nem causa mal.

    Sobre a masturbação com o dedo, A mulher só engravida quando o esperma entra em contato com a mucosa da vagia corre até o óvulo para então se fecundar. No seu caso, não se preocupe, é muito difícil engravidar apenas utilizando o dedo, mesmo que ele esteja com esperma. Se estiver limpo melhor ainda, pode ficar tranqüila. Caso queira tirar duvidas faça o teste de farmácia, é baratinho e garantido (custa em torno de R$ 10,00). Não fique tensa, pois isso pode interferir em seu psicológico e atrasar sua menstruação. Apenas relaxe que grávida você não está.

    OBS: Aconselhamos sempre a procurar um médico de sua confiança.

    Equipe Sexualidade.

  9. 9 Brennda 2008 às 2:43 am

    Olá!
    Bom tenho 14 anos e meu namorado 15 ele ja tem esperiencia na parte da sexualidade e eu não. gostaria de saber se eu corro risco de perder a virgindade usano apenas a camisinha, e se dói(apesar de ser uma pergunt meio babo mais é uma curiosidade que quase todas as adolescentes tem)?
    Obrigada!

  10. 10 Josean 2008 às 2:15 pm

    olá

    Favor gostaria de saber,

    Eu fiz algo com minha namorada na língua popular é roçando, mas eu jaculei em cima da vagina dela
    Ela é virgem, gostaria de saber se ha possibilidade de ela engravidar jacular em cima?
    Obs: Em nem um momento eu coloquei lá dentro

    grato

  11. 11 TADEU FELIPPE 2008 às 3:16 am

    FIZ SEXO ANAL COM MINHA NAMORADA ! EJACULEI DENTRO
    EM SEGUIDA O LIQUIDO COMEÇOU SAIR,,,
    GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM RISCO DE GRAVIDEZ ????

  12. 12 ingridy 2009 às 11:26 pm

    olá.
    meu nome é ingridy, tenho 16 anos e namoro a pouco mais de 4 meses.eu e meu namorado somos inesperiente em sexo e nunca houve penetração, só masturbação..na verdade estou com a mesma duvida da Lívia, só que no meu caso eu não uso ant-concepcional a mais de um ano. Outra coisa tbm, não me lembro bem se ele tinha o dedo “sujo” de semem quando ocorreu. queria saber mesmo se tem mts chances de engravidar nesses casos.
    obrigado.

  13. 13 KEITE 2009 às 1:46 pm

    tem que fazer sexo sem camisinha porque e bom de masi aaaa

  14. 14 marcos junior vieira godoy 2009 às 11:17 pm

    ola tava dando uns amassos em minha namorada ela me masturbo gozei em minha mao depois limpei na minha camisa! ai passo alguns minutos a mae dela ligou ela falo ao telefone passo mais alguns minutos sentamos e fui masturbar ela com a mao q gozei e limpei na camisa certo quando levei ela em casa expliquei q aconteceu ela me falo q tava fora do periodo fertil dela mas to muito cucado tem risco de gravidez? naum sei se meu dedo tava limpo limpo mesmo!

  15. 15 marcos junior vieira godoy 2009 às 11:18 pm

    ola tava dando uns amassos em minha namorada ela me masturbo gozei em minha mao depois limpei na minha camisa! ai passo alguns minutos a mae dela ligou ela falo ao telefone passo mais alguns minutos sentamos e fui masturbar ela com a mao q gozei e limpei na camisa certo quando levei ela em casa expliquei q aconteceu ela me falo q tava fora do periodo fertil dela mas to muito cucado tem risco de gravidez? naum sei se meu dedo tava limpo limpo mesmo! pode me ajudar??


Deixe uma resposta

:::::REDAÇÃO:::::
Você ainda tem dúvidas, Faltou algum assunto ou quer nos contar alguma experiência sua??

Escreva para:
sexualidade @ wrg.com.br

Nosso Motivo de Orgulho!

  • 177,622 Visitas de nossos Leitores

